T3RRÆ é uma peça sonocênica composta especialmente para audição nas ruínas do Teatro Romano de Lisboa, no evento artístico que concluiu a etapa da Antropocênica 3 em Portugal, dia 25 de outubro de 2024, com a participação do Teatro Oficina de São Paulo. A narrativa sonora em T3RRÆ mistura música e sonoridades da natureza e seres que co-habitam a Terra com os humanos e suas máquinas. Ela divide-se em duas partes, a sugerir uma ruptura que distancia modos distintos de existência: a primeira, selvagem, inicia-se com sons e vozes de animais nos lugares em que vivem, numa série de excertos das gravações produzidas em regiões da Amazônia, África e na Ilha de Bornéu pelo investigador em eco-acústica, compositor e artista interdisciplinar David Monacchi, idealizador do projeto Fragments of Extinction, tema do documentário Dusk Chorus, dirigido por Nika Šaravanja e Alessandro D’Emilia; a segunda, artificial, com uma transição por sons de ventania, fluxos de água, o trovejar da tempestade que se anuncia, é uma composição musical que inclui sonoridades eletrônicas e referências simbólicas à transformação humana da Terra em Tecnosfera, mas por fatores que indicam o poderio deste ser ambivalente – criador e destruidor – que se projeta numa existência para fora do próprio planeta: a Era Espacial, compreendida no contexto histórico da chamada Grande Aceleração, é um dos símbolos da potência tecnológica humana. Assim ouve-se o signo sonoro do pulso emitido pelo Sputnik I (o primeiro satélite artificial a orbitar o planeta, lançado pela União Soviética em 1957); a mensagem transmitida por Neil Armstrong*, o primeiro humano na Lua pela Missão Apollo 11 da NASA em 1969; uma frase de saudação em latim** (a língua falada em Felicitas Iulia Olisipo, que reverberou novamente nesse evento nas ruínas do antigo Teatro Romano de Lisboa!) inserida no Golden Record, a bordo de ambos satélites Voyager I e Voyager II, enviados pelos E.U.A. em 1977, que já navegam hoje pelo espaço interestelar…
Tais referências simbolizam os avanços científicos e tecnológicos de uma forma de humanidade – a urbana – com elevado potencial para colonizar outras esferas… São elementos que também remetem a um tempo temerário, de tensão geopolítica entre potências militares e imperialistas, com seus arsenais de armas nucleares… Guerra e civilização: a Terra submetida ao modo de vida urbano, sons de conflitos armados, sobrevôos de caças, tiros de fuzis, explosões, máquinas robotizadas, passos apressados do movimento global na exploração predatória capitalista, regido pelo ritmo maquínico do relógio devorador… Como respirar nessa Terra em Transe?
A peça sonocênica, com 25 minutos de duração, remete ao tema geral da Antropocénica 3 – Terra: Resistência e Reexistência – e se conclui ao sugerir por ventos e ondas que as entidades telúricas continuam a existir, pois há uma anima geo-cosmo-lógica superior a qualquer delírio de poder do ser humano.
* I’m going to step off the LM now. That’s one small step for (a) man, one giant leap for mankind.
Vou sair do Módulo Lunar [LM – Lunar Module] agora. Esse é um pequeno passo para (um) homem, um salto gigante para a humanidade.
** Salvete quicumque estis. Bonam erga vos voluntatem habemus. Et pacem per astra ferimus.
Olá, seja você quem for. Temos boa vontade para com você. E enviamos paz através das estrelas.